terça-feira, 8 de março de 2011

Sobre pessoas e um pouco de amizade...

Os últimos dias me causaram sensações que fizeram refletir sobre a amizade e seus verdadeiros significados. O conceito do que define um “amigo”, e o que esse deve – ou deveria – significar. Pretendo agora conseguir transmitir minhas conclusões - ou não - através de palavras. Espero ser coesa.

Sobre pessoas e um pouco de amizade...

Na verdade, o que é o amigo?
Qual o verdadeiro significado da palavra amizade?
Qual a importância de um amigo na vida de alguém?
Não sei, realmente não sei... Mas posso dizer por mim, o pouco que consigo compreender.
Amigo é aquele que estrutura o outro nas horas difíceis. Que ajuda. Que compreende.
Amigo é sempre aquele que defende. Que não deixa nenhum mal atingir as pessoas por quem se tem um carinho tão especial.
Não digo que um amigo deve apoiar os erros do outro. Muito pelo contrário, o amigo de verdade sempre mostra onde o outro está errado. Mostra modos diferentes de se enxergar uma mesma situação. Mas um amigo não abandona o outro jamais. Um amigo deve ajudar o outro a superar suas dificuldades, a compreender melhor as coisas, porém não deve abandonar o outro, mesmo que este esteja errado.
Amigos são definidos como sendo aqueles por quem se tem amizade. Aliados, por quem se sente afeição e carinho. Amigo é o adjetivo que define aquele que quer bem, aquele a quem se quer bem. Aquele que se conhece há bastante ou pouco tempo, mas de quem se gosta muito. Aquele por quem se tem respeito, e é recíproco.
Amigo é aquele em quem se pode confiar. Aquele que não julga jamais. Amigo de verdade é aquele com quem se pode contar em todas, e para todas, as horas. Aquele a quem não é necessário contar algo: o amigo de verdade sente o outro amigo. Amigos têm sempre a mesma sintonia. Um amigo sempre percebe quando o outro não está bem. Um amigo de verdade sempre acredita no outro e em seus sentimentos. Amigos não duvidam jamais, independente da distância espacial ou temporal. 15 anos podem se passar, mas o carinho sempre continua o mesmo.
Embora alguns amigos possam ser escolhidos, os bons e verdadeiros simplesmente aparecem na vida de alguém. Aparecem e confortam nos momentos difíceis. E surpreendentemente, hoje sei que nem sempre aqueles que julgamos serem nossos amigos para uma vida toda, realmente são. Os verdadeiros amigos aparecem para dedicar afeto nos momentos conturbados. E eles muitas vezes não são aqueles que julgamos ser verdadeiros amigos. Agora compreendo que as pessoas realmente enganam, para o bem e para o mal. E no momento em que isso é descoberto, os amigos verdadeiros também são.
Para terminar, posso dizer que amigos nunca se aproximam por interesse. Os reais amigos amam pelo que farejam em relação às pessoas: confiança, respeito, camaradagem, cumplicidade e lealdade. A amizade é constituída e fortalecida nos momentos fáceis e nos complicados. A amizade é um dos maiores bens da humanidade, e os amigos verdadeiros fazem valer uma vida toda. Amigos verdadeiros possuem os mesmos valores dos membros ideais de uma família, porém com uma diferença: o amor de amizade não advém de relações genéticas. O amor de amizade, assim como o amor entre um homem e uma mulher, surge pelas qualidades, afinidade e atitudes vindas de ambas as partes.
Sou feliz pelos meus amigos. Sou feliz por ter os amigos que tenho. Sei que apesar de todas as minhas imperfeições, sempre poderei contar com pessoas especiais e únicas. Gostaria realmente de encontrar palavras boas o suficiente para expressar o amor e a gratidão que sinto pelos meus amigos.


I Love you guys!

2 comentários: